Modelos, estilistas, grandes marcas, passarelas, flashes, jornalistas, convidados selecionados, grandes atrasos e expectativas maiores ainda em torno dos looks surpreendentes que hão de desfilar para o público: todos esses elementos estão presentes nas chamadas semanas de moda, mais conhecidas também pelo seu nome em inglês, as Fashion Weeks.
É válido, no entanto, nos perguntarmos, diante dessa movimentação toda que ocorre sazonalmente em torno das novas coleções propostas pelos profissionais da moda, para que serve, exatamente, esse tipo de evento. É muito comum ouvirmos, por exemplo, das pessoas que não fazem parte desse universo, que elas não enxergam um verdadeiro propósito funcional naquelas roupas tão “exageradas”, que não poderiam ser usadas facilmente por elas em suas vidas cotidianas. Mas há uma boa razão de ser para isso!
A verdade é que as Fashion Weeks são como grandes salões de tendências destinados justamente ao público da moda, em que são expressas, por vezes com até seis meses de antecedência, as novidades que irão estar nas lojas nas próximas temporadas. E todos os elementos que podem parecer pouco usáveis no nosso dia a dia, na verdade, são exagerados para que possamos identificar conceitualmente quais são as trends que depois serão distribuídas, de modo mais comercial, aos clientes.
É importante dizer também que, no mundo, não há apenas uma Fashion Week, mas inúmeras, sendo que o eixo principal das semanas de moda giram em torno de quatro grandes cidades: Nova Iorque, Londres, Milão e Paris. Mas há outras igualmente importantes, como as de Berlim e Copenhague. E, no Brasil, podemos destacar a São Paulo Fashion Week.
No universo atacadista, as semanas de moda são igualmente relevantes no quesito tendências. Os lojistas que acompanham os desfiles têm a oportunidade de conhecer, em primeira mão, as tendências que vão bombar na próxima estação. Assim, eles podem planejar suas compras de acordo com as peças must have que eles veem sendo desfiladas nas passarelas.
O Mega Polo Modo, há quinze anos, semestralmente, organiza seu Mega Fashion Week, atraindo lojistas de todas as partes do Brasil. No ano de 2021, o MFW chega a sua trigésima edição, tratando não só das tendências da moda outono/inverno, como também de negócios. Teremos três dias de desfiles sendo transmitidos na plataforma oficial do evento, bem como diversos talks sobre gestão, vendas e mercado. Fique atento às redes sociais do Mega Polo para mais informações!